Se tem um livro que me conquistou desde as primeiras páginas, foi De Sangue e Cinzas. Ele tem uma fantasia complicada de se situar de início, mas não dificultou meu progresso, e ainda me deixou ávida para prosseguir. Dos vários motivos que me fizeram gostar da obra, dentre eles está a protagonista. Poppy tem seu destino marcado, tendo sido escolhida como Donzela de seu reino.
De sangue e cinzas me deixou com uma grande ressaca de livros. Cada vez que abri o livro, fui levado para outro mundo, e meus problemas mundanos deixaram de existir momentaneamente. Eu realmente me perdi na história. E então um dia, terminei o livro e fiquei com um tom de tristeza. Eu não queria que o livro terminasse; Eu poderia ter continuado lendo por mais 600 páginas. Isso aí diz tudo o que você precisa saber sobre este livro. Foi tão bom que eu, um leitor não tão fácil, fiquei desejando mais.
Uma grande parte do que torna este livro tão agradável é a sua história. É uma história original e altamente cativante, repleta de um cenário de outro mundo, amor proibido, intriga e muitas reviravoltas. Com relação ao primeiro ponto, o mundo mítico em que essa história se passa é tão bem descrito que você pode fechar os olhos e se imaginar lá sem grandes dificuldades. Além disso, a quantidade de detalhes fornecidos na história e no conhecimento do mundo confere ao mundo uma sensação de realismo.
Obviamente, o destaque da história é a subtrama do romance. A dinâmica entre Poppy e Hawke é perfeita. Eu amo as brincadeiras de vaivém, bem como as provocações de Hawke por Poppy. Sua atração mútua é evidente desde o primeiro encontro, mas o romance é uma queimadura lenta, com a antecipação de que eles se reunirão se acumulando ao longo do livro. Dado o final do livro, estou curioso para ver como as coisas vão acontecer entre eles na sequência (, agora você terá que ler o livro para ver o que quero dizer com 😁 ).
Além do romance que vira a página, o livro tem seu quinhão de reviravoltas e momentos imprevistos que aumentam sua simpatia geral. Você estará lendo uma cena aparentemente normal e, em seguida, – BAM – algo completamente inesperado acontecerá. Isso tem o efeito de mantê-lo alerta e deixá-lo se perguntando o que acontecerá a seguir até o final do livro ( e, mesmo assim, você ainda terá algumas perguntas não respondidas ).
No que diz respeito ao ritmo do livro, é ideal. Nunca é lento ao ponto de embotamento, nem se move tão rapidamente que as coisas parecem apressadas. Também há sempre calmantes entre cenas cheias de ação, permitindo que você recupere o fôlego após momentos intensos.
Agora, para falar sobre os personagens. Os caracteres primário e secundário são bem criados e parecem realistas. Os protagonistas, Poppy e Hawke, são particularmente bem escritos. Você aprende o suficiente sobre suas respectivas histórias, personalidades e lutas internas que elas assumem com alguma profundidade. Esse nível de detalhe também tem o efeito de fazer o leitor se importar com eles; investimos em suas histórias e lemos para ver como as coisas se desenrolam para elas. Os personagens secundários cumprem perfeitamente o papel de personagens coadjuvantes: eles acrescentam à história sem nunca desviar muito o foco dos protagonistas.
A escrita de Armentrout é o que traz essa história para casa. Usando uma narrativa em primeira pessoa do ponto de vista de Poppy, ela cria uma experiência de leitura imersiva e envolvente. Desde a primeira página, ela chama sua atenção e não se solta até a palavra final do livro. Ela cria um diálogo realista capaz de provocar tudo, desde risos a raiva. Ela também mostra pedaços de prenúncios ao longo do livro, uma técnica de escrita que eu gosto. Em suma, ela é uma contadora de histórias maravilhosa.
A leitura foi uma montanha russa em acontecimentos e sentimentos, tendo uma quantidade grande de páginas, mas que nem notei pela rapidez com que fiquei envolvida. O livro tem cenas pesadas, com mortes detalhadas e cenas explícitas de sexo. Soube antes mesmo de ler que iria gostar, e acertei em cheio. A história cativa por diversos motivos. Assim, para quem gosta de fantasia e romance, também pode ser uma excelente escolha de leitura.